Espaço publicitário — Leaderboard
Nota da Redação: Este artigo é um resumo curado. A reportagem original foi publicada por G1. Prazo de Opção para o Primeiro Semestre de 2027O secretário da Rec...
%2Fi.s3.glbimg.com%2Fv1%2FAUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a%2Finternal_photos%2Fbs%2F2026%2FD%2FG%2FBr8pvrT1i5jhKb61fNsw%2Fmeii.jpg&w=3840&q=75)
Nota da Redação: Este artigo é um resumo curado. A reportagem original foi publicada por G1.
O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, alertou que as empresas enquadradas no Simples Nacional devem decidir até o final deste mês entre o sistema híbrido de recolhimento dos novos tributos sobre o consumo ou a permanência no modelo tradicional para o primeiro semestre de 2027.
Houve um acordo com o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) para que a escolha realizada em setembro possa ser revista após a definição da alíquota da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) pelo Senado, prevista para ocorrer até o final deste ano. A medida altera o calendário anterior, que previa limite de revisão apenas para o fim de novembro.
Um novo prazo de escolha será reaberto em março do próximo ano, com validade aplicável às vendas do segundo semestre de 2027. Dados da Receita Federal apontam que o Simples Nacional contava com 7,35 milhões de empresas ativas ao final de 2025.
No sistema híbrido, a empresa mantém os demais tributos no Simples, mas passa a recolher a CBS e o IBS, podendo aproveitar e transferir créditos ao longo da cadeia produtiva. Já no sistema puro, a empresa permanece no regime tradicional sem a possibilidade de aproveitamento e transferência desses créditos tributários.